Quem Somos

DIRECÇÃO
A RODA VIVA é dirigida por MARIA do CARMO SOARES de ALBERGARIA D’AGUIAR, casada, mãe de 4 filhos, formada pelo ISCSP em Ciências Sociais.

Antiga aluna da Escola Avé-Maria, Colégio das Escravas e Liceu Maria Amália, tem os Cursos de Monitor de Campo de Férias e de Chefe de Companhia das Guias de Portugal; possui larga experiência em actividades com Crianças e Jovens, tendo no seu curriculum, a criação de Creches rurais, a organização de Grupos de Jovens e a Participação durante 12 anos na Associação das Guias de Portugal, 5 dos quais, como Chefe de Companhia e 2 como Comissária do Conselho Nacional.

A sua experiência como participante em acampamentos e a sua experiência como Mãe, são mais valias que lhe permitem ser mais sensível, compreender melhor e antecipar os anseios e preocupações dos Pais que lhe confiam os Filhos. Embora tenha a noção de que não os pode pôr numa redoma, sabe que a prevenção é a melhor forma de evitar dissabores, pelo que tem o maior cuidado e usa todo o seu bom senso na escolha das quintas, das actividades e dos Monitores, assegurando-se de que a integração, o bem estar e a segurança de cada Participante sejam sempre prioritárias.

Essa sua experiência permite-lhe avaliar melhor as potencialidades dos candidatos a prestadores de serviços e a Monitores e a projectar programas dinâmicos, criar jogos e actividades inovadoras ou dar importância a pormenores como, festejar dias de anos ou chamar o “Ratinho” para trocar um dente que cai durante um Campo.

MONITORES

A RODA VIVA conta com a colaboração de uma  Equipa de Monitores Jovem, Divertida, Fixe, Dinâmica e Empenhada, apta a desenvolver as actividades tradicionais e diárias dos Campos de Férias e a garantir o Sucesso das Actividades RODA VIVA, recebendo para tal, seja qual fôr a sua formação ou experiência anterior, formação específica da Roda Viva, onde se dá relevância primordial à segurança e primeiros socorros, para além de noções de psicologia do desenvolvimento e tipos de relacionamentos e comportamentos de grupo, entre outras.

A sua Boa Disposição e Responsabilidade, são Exemplo de Juventude Saudável e Optimista.

Nas Actividades com Crianças e Jovens, cada Monitor acompanha até 6, 8 ou 10 Participantes, no máximo, conforme a faixa etária.

Quanto aos desportos radicais e actividades opcionais, a Roda Viva contrata sempre empresas de profissionais especializados. Toques, capacetes, arneses, coletes, ou outros equipamentos de segurança, são obrigatórios.